O que é RPA Robotic Process Automation?
RPA é a sigla para Robotic Process Automation. Este é o nome dado a processos de automação com o uso de robôs, que são softwares programados com objetivo de substituir tarefas até então humanas, repetitivas, operacionais e/ou de baixa importância. É uma ferramenta crucial na transformação digital da sua empresa — uma vez que acelera a digitalização dos projetos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas por robôs.
A implantação do RPA faz com que pessoas que antes realizavam tarefas “mecânicas” fiquem livres para realizar trabalhos que exigem o uso de julgamento, razão, sentimentos, fatores humanos importantes para qualquer empresa. Processos nas empresas são otimizados, as tarefas repetitivas executadas por pessoas é reduzida, e com isso o capital humano da sua empresa pode ser aplicado em tarefas de maior importância.Sendo uma das principais características dos RPAs a capacidade de adaptação a diversos tipos de processo, é possível integrar diferentes sistemas de diversas áreas como: finanças, compras, gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM), contabilidade, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), gestão de recursos humanos (HRM), ERPs, preenchendo as lacunas entre eles, e executando tarefas em uma velocidade muito maior a de uma pessoa e eliminando o erro humano.
O que o RPA tem a oferecer?
Seja a empresa grande ou pequena, o RPA é uma ferramenta essencial no processo de transformação digital, e independe do ramo de atuação, já que com ele diversos processos antes operados por pessoas podem ser executados por robôs, aumentando a produtividade e rentabilidade das empresas já que o tempo e energia do capital humano ficam direcionados à execução de tarefas que são verdadeiramente importantes e necessitam do “toque humano”.
Aqui temos algumas das vantagens que o RPA Robotic Process Automation pode proporcionar:
- Melhora na motivação, bem como produtividade da equipe – As pessoas passam a se concentrar em trabalhos que exigem mais do intelecto. E assim, deixam de fazer tarefas maçantes, passando a ter maior envolvimento com o trabalho, o que consequentemente aumenta a motivação e produtividade;
- Possíveis erros humanos são eliminados – Ou seja, soluções de RPA são especialmente úteis para organizações que possuem muitos sistemas diferentes e complexos, que precisam interagir e que são integrados por meio de pessoas que copiam, interpretam, manipulam e colam dados de um sistema para outro. Então, quanto maior o volume de entrada de dados, maior a chance de erros por transposição. E além disso, é possível ter erros de digitação como omissão ou adição de letras e números. Contudo, um robô não comete estes erros;
- Análises mais precisas – a redução de erros manuais leva a uma melhor qualidade de dados, permitindo assim, análises mais confiáveis. Além disso, os robôs do RPA interagem bem com sistemas legados. Desse modo, há a possibilidade de acesso a dados antes muito difíceis de extrair. Assim tendo à disposição maior quantidade de dados, o que leva a análises mais precisas;
- Aumento da produtividade – Ou seja, o RPA reduz significantemente o tempo de execução dos processos de negócios. Isso porque os ciclos e tempos de transação diminuem, bem como processamento de compras, elaboração de relatórios, emissão de pedidos e etc;
- Segurança, mas também compliance – as transações executadas por RPAs ficam registradas em detalhes. Deixando desse modo, uma trilha e possibilitando uma análise aprofundada de qualquer processo concluído. Permitindo assim, que a conformidade com normas regulatórias e prevenção de fraudes por exemplo, seja garantida.
Dados que reforçam essa tendência…
RPA é o subsegmento de software que mais cresce segundo o Gartner, com um crescimento superior a 63% no ano de 2018. De acordo com um estudo elaborado pela Mc Kinsey & Company, 75% das organizações analisadas declaram já estarem fazendo processos de automatização ou pretendem iniciar um em breve.
- 13% declaram ter ao menos uma função ou unidade de negócio totalmente automatizada;
- 16% estão ganhando escala em diferentes áreas do negócio;
- 28% declaram estar realizando um piloto;
- 18% tem planos de iniciar um processo.
De acordo com um relatório da Forrester, o mercado de automação de processos robóticos chegará a 2,9 bilhões em 2021 e continuará a crescer em uma taxa exponencial. 70% dos líderes empresariais pretendem investir mais na implementação e desenvolvimento do RPA nos próximos anos.
Conclusão sobre o que é RPA
Como você pode ver, os benefícios do RPA são indiscutíveis. É uma solução de rápida implementação, que exige poucas mudanças e tem um alto poder transformador e de geração de valor para os negócios, por isso é um sucesso para a maioria das empresas dos mais diferentes setores. Para as empresas que estão em busca da sua transformação digital, a decisão de adotar a solução do RPA é uma decisão inteligente.
Se quiser ver na prática como estamos ajudando nossos clientes nessa jornada de transformação, entre em contato 🙂