Live #2 – Da idéia ao Dashboard

O que é RPA Robotic Process Automation?

RPA é a sigla para Robotic Process Automation. Este é o nome dado a processos de automação com o uso de robôs, que são softwares programados com objetivo de substituir tarefas até então humanas, repetitivas, operacionais e/ou de baixa importância. É uma ferramenta crucial na transformação digital da sua empresa — uma vez que acelera a digitalização dos projetos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas por robôs.

A implantação do RPA faz com que pessoas que antes realizavam tarefas “mecânicas” fiquem livres para realizar trabalhos que exigem o uso de julgamento, razão, sentimentos, fatores humanos importantes para qualquer empresa. Processos nas empresas são otimizados, as tarefas repetitivas executadas por pessoas é reduzida, e com isso o capital humano da sua empresa pode ser aplicado em tarefas de maior importância.Sendo uma das principais características dos RPAs a capacidade de adaptação a diversos tipos de processo, é possível integrar diferentes sistemas de diversas áreas como: finanças, compras, gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM), contabilidade, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), gestão de recursos humanos (HRM), ERPs, preenchendo as lacunas entre eles, e executando tarefas em uma velocidade muito maior a de uma pessoa e eliminando o erro humano.

O que o RPA tem a oferecer?

Seja a empresa grande ou pequena, o RPA é uma ferramenta essencial no processo de transformação digital, e independe do ramo de atuação, já que com ele diversos processos antes operados por pessoas podem ser executados por robôs, aumentando a produtividade e rentabilidade das empresas já que o tempo e energia do capital humano ficam direcionados à execução de tarefas que são verdadeiramente importantes e necessitam do “toque humano”.

Aqui temos algumas das vantagens que o RPA Robotic Process Automation pode proporcionar:

  • Melhora na motivação, bem como produtividade da equipe – As pessoas passam a se concentrar em trabalhos que exigem mais do intelecto. E assim, deixam de fazer tarefas maçantes, passando a ter maior envolvimento com o trabalho, o que consequentemente aumenta a motivação e produtividade;
  • Possíveis erros humanos são eliminados – Ou seja, soluções de RPA são especialmente úteis para organizações que possuem muitos sistemas diferentes e complexos, que precisam interagir e que são integrados por meio de pessoas que copiam, interpretam, manipulam e colam dados de um sistema para outro. Então, quanto maior o volume de entrada de dados, maior a chance de erros por transposição. E além disso, é possível ter erros de digitação como omissão ou adição de letras e números. Contudo, um robô não comete estes erros;
  • Análises mais precisas – a redução de erros manuais leva a uma melhor qualidade de dados, permitindo assim, análises mais confiáveis. Além disso, os robôs do RPA interagem bem com sistemas legados. Desse modo, há a possibilidade de acesso a dados antes muito difíceis de extrair. Assim tendo à disposição maior quantidade de dados, o que leva a análises mais precisas;
  • Aumento da produtividade – Ou seja, o RPA reduz significantemente o tempo de execução dos processos de negócios. Isso porque os ciclos e tempos de transação diminuem, bem como processamento de compras, elaboração de relatórios, emissão de pedidos e etc;
  • Segurança, mas também compliance – as transações executadas por RPAs ficam registradas em detalhes. Deixando desse modo, uma trilha e possibilitando uma análise aprofundada de qualquer processo concluído. Permitindo assim, que a conformidade com normas regulatórias e prevenção de fraudes por exemplo, seja garantida.

Dados que reforçam essa tendência…

RPA é o subsegmento de software que mais cresce segundo o Gartner, com um crescimento superior a 63% no ano de 2018. De acordo com um estudo elaborado pela Mc Kinsey & Company, 75% das organizações analisadas declaram já estarem fazendo processos de automatização ou pretendem iniciar um em breve.

  • 13% declaram ter ao menos uma função ou unidade de negócio totalmente automatizada;
  • 16% estão ganhando escala em diferentes áreas do negócio;
  • 28% declaram estar realizando um piloto;
  • 18% tem planos de iniciar um processo.

De acordo com um relatório da Forrester, o mercado de automação de processos robóticos chegará a 2,9 bilhões em 2021 e continuará a crescer em uma taxa exponencial. 70% dos líderes empresariais pretendem investir mais na implementação e desenvolvimento do RPA nos próximos anos.

Conclusão sobre o que é RPA

Como você pode ver, os benefícios do RPA são indiscutíveis. É uma solução de rápida implementação, que exige poucas mudanças e tem um alto poder transformador e de geração de valor para os negócios, por isso é um sucesso para a maioria das empresas dos mais diferentes setores. Para as empresas que estão em busca da sua transformação digital, a decisão de adotar a solução do RPA é uma decisão inteligente.

Se quiser ver na prática como estamos ajudando nossos clientes nessa jornada de transformação, entre em contato 🙂

Quer estudar mais sobre o assunto ?

  • Acesse nossa página sobre RPA
  • Faça o download da nossa trilha de conhecimento para RPA

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Fale com a gente pelo Whatsapp!