Live #2 – Da idéia ao Dashboard

Live #2 – Da idéia ao Dashboard

O que é necessário para construir dashboards e relatórios de alta qualidade?

O normal é pensar que um relatório ou painel de alta qualidade parte da inclusão das informações necessárias e então iniciar um processo de ajustes visuais, de cores, tamanhos e destaque de informações mais ou menos importantes.

Porém pensamento normalmente é a causa dos painéis carregados, cheios de informações ou em que não há nada além de um “tabelão” que nos mostra “tudo”.

A série de Lives que estamos promovendo sobre Design de Dados foi criada justamente para derrubar alguns mitos e mostrar que a construção de análises e comunicação de dados envolvem alguns passos que estão além da manipulação e diagramação de dados. O dados devem contar uma história, devemos pensar em quem é a pessoa que irá ler esta história e devemos permitir que ela tire facilmente conclusões a respeito desta história.

Para isto … o trabalho começa bem antes da manipulação dos dados !

Nesta live, o Gabriel nos contou com detalhes e explorou as etapas de nosso processo em que pensamos o conteúdo da análise e a forma como ele deve ser apresentado.

Pra quem não está familiarizado com estas etapas, a imagem abaixo dá um noção melhor do que estamos falando. Porém, pra quem deseja entender de verdade o que é design de dados e o que deve ser pensado na hora de organizar e comunicar informações, a melhor sugestão é nossa Live #1, em que explicamos todo este fluxo. Aqui vai o link para os interessados!

Neste aulão imperdível, compartilhamos nossa forma de pensar, planejar e os macetes necessários para que você consiga planejar e estruturar o conteúdo de sua análise da mesma forma como fazemos. Com “macetes” e ferramentas para agir em cada um dos pontos importantes e para que tenha um resultado profissional, de verdade, em seu trabalho!

  • Ausência ou Excesso de informação: Como lidar com isto e quais os problemas causados ?
  • Arquitetura da informação
    • Ideação: Como captar e unir as idéias, e como estruturá-las de para que formem um contexto e não idéias espalhadas.
    • Como organizar, rotular e estruturar as informações que serão apresentadas em suas análises.
    • Que ferramentas usar para isto: Inventário de conteúdo, Sitemap e user flow.
  • Prototipagem: Que tipos de protótipo criar e como criá-los?
  • Visualização de dados: Que tipos de visualização devemos utilizar para que tipo de dados. Quais as relações que existem entre os dados para que você escolha a visualização mais adequada.

Deu para ter uma idéia de como é um conteúdo essencial para quem constrói análises não é mesmo ? Então aproveite a chance, e veja nossa live e todo este conteúdo! Não esqueça de compartilhar com quem você acredita que também pode aprender com ele!

About The Author

Deixe uma resposta