Do manual à automatização: como uma empresa de recipientes melhorou sua gestão de dados de ponta a ponta

Parceria inQuesti

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A jornada da empresa de recipientes em conjunto com a inQuesti começou em meados de 2016. Apesar de grande conhecimento e contato com dados, a organização possuía sua estrutura, dashboards e informações através do Qlikview.   

Os investimentos e projetos recentemente iniciados pela empresa trataram de forma assertiva e eficiente os problemas do primeiro estágio de BI. Porém, ela enfrentava problemas com os desafios iniciais, concentrando a energia em garantia da qualidade dos dados e integração da informação para geração confiável dos principais indicadores da companhia. 

Para isso, precisávamos garantir continuidade e padrão de qualidade no trabalho iniciado, estabilizando ambiente, infraestrutura e geração dos conjuntos de dados que alimentam os principais indicadores da empresa.  

Realizando a conclusão no menor tempo possível para avançar para atividades de maior valor / inteligência para o negócio. 

Sem este trabalho de base realizado e sem indicadores confiáveis, nenhum outro trabalho de inteligência iria gerar valor e apoiar no amadurecimento da companhia. 

Ser uma empresa impulsionada por dados requer a incorporação de uma cultura em toda a organização, os dados têm que participar de todas as decisões.

Parceria com o time de TI e definição de objetivos

Com base no diagnóstico personalizado realizado pelo time de especialistas da inQuesti, e em parceria com o time de TI, definimos os objetivos principais do projeto: 

  • Estabilização do ambiente: Redução das falhas de atualização, instabilidade do ambiente e melhor disponibilidade dos dados   
  • Reconstrução de indicadores: Simplificação e reconstrução dos principais indicadores da companhia.   
  • Migração Cloud: Plano para redução das falhas de atualização. 
  • Otimização de plataformas: Construção e Melhorias de produtos internos.

Uma nova forma de organizar os dados

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O BI da empresa vivia um momento bastante delicado. As rotinas completas de atualização demoravam mais tempo do que desejado e frequentes chamados relacionados a erros de atualização e disponibilidade dos dados.  

O BI tinha um excesso de tratamentos e regras que gerava enorme desperdício de tempo, dinheiro e criava discussões sobre qual era o número correto da empresa.

Por isso, foi realizado um trabalho de simplificação e implementação de boas práticas, para que as extrações passassem a respeitar as camadas e a arquitetura do DW correto que foi implantado.  

Todo o processo de carga de dados foi reestruturado para ser mais simples, eficiente e preparado para que em caso de falhas, os dados fiquem disponíveis de uma forma mais rápida.

Também contaram com um diagnóstico e evoluções nos sistemas de origens, com reprocessamento diário de milhões de registros. E assim, nasceram novas tabelas e estrutura de dados com mais confiança e performance. 

Os analistas da inQuesti implementaram novas lógicas de tratamento, garantindo dados mais simples, confiáveis, bem governado e com flexibilidade para se ajustar ao negócio.  

Um processo em parceria entre o time de dados e tecnologia para resolver os problemas de negócio da empresa.

Redução de falhas, instabilidade do ambiente e melhor disponibilidade dos dados

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Toda a estrutura do BI funcionava em servidores locais que hospedavam o banco de dados do DW, o servidor responsável pela captura e tratamento dos dados (ETL) e o servidor Qlik Sense. 

Essa infraestrutura era compartilhada com outros sistemas e gerava uma série de problemas de lentidão e interrupção do BI que geravam uma grande quantidade de chamados relacionados as atualizações e disponibilidade das informações.   

A inQuesti, juntamente com área de tecnologia, fez um estudo, focando em Assessment e Discovery, para mapear os problemas do ambiente atual e os ganhos que seriam gerados ao migrar para uma estrutura moderna.  

A partir disso, os analistas da inQuesti começaram a migração, modernizando a arquitetura, eliminando concorrência com outros sistemas, aumentando a capacidade de processamento e melhorando consideravelmente performance e disponibilidade do BI.  

A migração trouxe ainda a oportunidade de deixar o ambiente mais leve, com ganhos de performance, segurança e novos recursos.  

Além disso também foram instalados aplicativos de monitoração dos servidores para facilitar a gestão dos recursos pelo time de tecnologia. 

Uma equipe integrada é essencial nesse processo, mas a estruturação dela pode trazer desafios. A inQuesti pode te ajudar.

Atualizações de cadastro de uma forma automática e diária

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A organização possuía uma plataforma de treinamentos que disponibilizava trilhas de capacitação para força de vendas, porém, o volume de atualizações era alto e controlado de forma manual, com isso, parte dos dados ficavam desatualizados, prejudicando a análise da área de treinamentos. 

A área de tecnologia junto com os analistas da inQuesti desenvolveram uma integração automatizada do DW com a plataforma de treinamentos para que as atualizações cadastrais passassem a acontecer de forma automática e diária. 

Isso garante uma grande economia de tempo e que os dados corretos sejam replicados rapidamente, mantendo todos os cadastros sincronizados.  

Além desta integração, a equipe desenvolveu um dashboard para fazer a gestão de todas as mudanças e atualizações.

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Uma parceria de sucesso, e os resultados podem provar:

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Somos transparentes e colaborativos em todas as situações. Só faz sentido se estivermos todos juntos — crescendo, aprendendo e vencendo. Por isso, trabalhamos para entregar o que nos comprometemos e também vamos além, em busca de novos desafios e superações futuras: 

  • Redução significativa nos incidentes e falhas de carga;
  • Menor custo para área de Tecnologia com trabalhos de sustentação; 
  • Aumento da velocidade de reprocessamento dos dados; 
  • Redução de conflitos, desperdícios e impactos gerados pela falta de informação de qualidade; 
  • Transformação no nível de aderência e acesso ao BI. Áreas passaram a acessar novamente e utilizar a informação com alta frequência; 
  • Amadurecimento da companhia com relação aos conceitos e regras de dados. 
  • Maior estabilidade e simplificação da informação; 
  • Aumento da disponibilidade e performance dos aplicativos de BI para as áreas da empresa;  
  • Eliminação do trabalho manual gerando grande economia de tempo para as equipes;
  • Atualizações diárias levando informações confiáveis;

Chegou a hora de investir em dados com responsabilidade, e para isso, conte com quem tem expertise no assunto.

Sobre a inQuesti:

A inQuesti é uma consultoria especializada em Business Intelligence e Data Analytics, pronta para aceleramos sua empresa através da jornada data-driven. Trabalhamos para ajudar CEOs, CFOs, CIOs e Gestores a ter mais economia de tempo e dinheiro transformando dados em decisões inteligentes. 

Há mais de 10 anos, já atendemos mais de 100 clientes detentores de 2% do PIB nacional. Trabalhamos com tecnologia de ponta, com um time altamente especializado e com compromisso com os resultados de nossos clientes. Oferecemos serviços de Business Intelligence e Data Science encontrando a melhor forma de captar, tratar, analisar e usar os dados para que gerem resultados e novos caminhos para alcançar seus objetivos.  

Nosso trabalho é facilitar a vida das pessoas, gerar ganhos de produtividade, de receita e de otimização de custos.

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