O que é RPA Robotic Process Automation?

Descubra como RPA Robotic Process Automation pode te ajudar e facilitar seu dia a dia.

RPA é a sigla para Robotic Process Automation. Este é o nome dado a processos de automação com o uso de robôs, que são softwares programados com objetivo de substituir tarefas até então humanas, repetitivas, operacionais e/ou de baixa importância. É uma ferramenta crucial na transformação digital da sua empresa — uma vez que acelera a digitalização dos projetos, migrando o que é analógico e operado por pessoas em telas de sistemas por robôs.

A implantação do RPA faz com que pessoas que antes realizavam tarefas “mecânicas” fiquem livres para realizar trabalhos que exigem o uso de julgamento, razão, sentimentos, fatores humanos importantes para qualquer empresa. Processos nas empresas são otimizados, as tarefas repetitivas executadas por pessoas é reduzida, e com isso o capital humano da sua empresa pode ser aplicado em tarefas de maior importância.Sendo uma das principais características dos RPAs a capacidade de adaptação a diversos tipos de processo, é possível integrar diferentes sistemas de diversas áreas como: finanças, compras, gerenciamento de cadeia de suprimentos (SCM), contabilidade, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM), gestão de recursos humanos (HRM), ERPs, preenchendo as lacunas entre eles, e executando tarefas em uma velocidade muito maior a de uma pessoa e eliminando o erro humano.

O que o RPA tem a oferecer?

Seja a empresa grande ou pequena, o RPA é uma ferramenta essencial no processo de transformação digital, e independe do ramo de atuação, já que com ele diversos processos antes operados por pessoas podem ser executados por robôs, aumentando a produtividade e rentabilidade das empresas já que o tempo e energia do capital humano ficam direcionados à execução de tarefas que são verdadeiramente importantes e necessitam do “toque humano”.

Aqui temos algumas das vantagens que o RPA Robotic Process Automation pode proporcionar:

  • Melhora na motivação e produtividade da equipe – as pessoas passam a se concentrar em trabalhos que exigem mais do intelecto e deixando de fazer tarefas maçantes, passando a ter maior envolvimento com o trabalho, o que consequentemente aumenta a motivação e produtividade;
  • Possíveis erros humanos são eliminados – Soluções de RPA são especialmente úteis para organizações que possuem muitos sistemas diferentes e complexos, que precisam interagir e que são integrados por meio de pessoas que copiam, interpretam, manipulam e colam dados de um sistema para outro. Quanto maior o volume de entrada de dados, maior a chance de erros por transposição, erros de digitação como omissão ou adição de letras e números. Um robô não comete estes erros;
  • Análises mais precisas – a redução de erros manuais leva a uma melhor qualidade de dados, permitindo análises mais confiáveis. Os robôs do RPA interagem bem com sistemas legados, o que possibilita o acesso a dados antes muito difíceis de extrair, assim tendo à disposição maior quantidade de dados, o que leva a análises mais precisas;
  • Aumento da produtividade – o RPA reduz significantemente o tempo de execução dos processos de negócios, já que os ciclos e tempos de transação diminuem, tais como processamento de compras, elaboração de relatórios, emissão de pedidos e etc;
  • Segurança e compliance – as transações executadas por RPAs ficam registradas em detalhes, deixando uma trilha e possibilitando uma análise aprofundada de qualquer processo concluído, permitindo que conformidade com normas regulatórias e prevenção de fraudes por exemplo, seja garantida.

Dados que reforçam essa tendência…

RPA é o subsegmento de software que mais cresce segundo o Gartner, com um crescimento superior a 63% no ano de 2018. De acordo com um estudo elaborado pela Mc Kinsey & Company, 75% das organizações analisadas declaram já estarem fazendo processos de automatização ou pretendem iniciar um em breve.

  • 13% declaram ter ao menos uma função ou unidade de negócio totalmente automatizada;
  • 16% estão ganhando escala em diferentes áreas do negócio;
  • 28% declaram estar realizando um piloto;
  • 18% tem planos de iniciar um processo.

De acordo com um relatório da Forrester, o mercado de automação de processos robóticos chegará a 2,9 bilhões em 2021 e continuará a crescer em uma taxa exponencial. 70% dos líderes empresariais pretendem investir mais na implementação e desenvolvimento do RPA nos próximos anos.

Conclusão

Como você pode ver, os benefícios do RPA são indiscutíveis. É uma solução de rápida implementação, que exige poucas mudanças e tem um alto poder transformador e de geração de valor para os negócios, por isso é um sucesso para a maioria das empresas dos mais diferentes setores. Para as empresas que estão em busca da sua transformação digital, a decisão de adotar a solução do RPA é uma decisão inteligente.

Se quiser ver na prática como estamos ajudando nossos clientes nessa jornada de transformação, entre em contato :)

Quer estudar mais sobre o assunto ?

  • Acesse nossa página sobre RPA
  • Faça o download da nossa trilha de conhecimento para RPA