Ter uma ferramenta como o Qlikview é realmente fundamental em uma empresa ?

Pelo que temos acompanhado – É crucial. Segundo a The Economist foi realizada uma pesquisa sobre Big Data com 395 executivos de grandes empresas em diversas partes do mundo. Desta forma, o estudo apontou que 48% dos executivos acreditam que Business Intelligence e Big Data são fundamentais dentro da empresa, quando combinados à outras tecnologias e soluções.

O Business Intelligence é uma solução que não apenas facilita a visualização e análise desses dados, mas que otimiza a tomada de decisão. Para isto, a Qlik (Fabricante global de soluções de Data & Analytics) apresenta opções de ferramentas de BI como o QlikView e o Qlik Sense. Apesar disto, você qual a diferença entre eles e qual melhor se aplica à sua realidade? 

Pra avaliar uma ferramenta, é importante não apenas entender seus recursos, mas ter clareza do benefício que ela deve gerar. Por isto, preparamos este comparativo.

O que é o Qlikview ?

Para quem precisa de análises complexas e detalhadas, o QlikView é a melhor opção. Afinal, o Qlikview é capaz de consolidar dados de diferentes plataformas e fontes de dados sem sequer precisar de um banco de dados ou alguma ferramenta complementar. Ou seja, ele é uma solução única para questões de análises complexas e com diversas fontes de dados. Além disto, ele se ajusta à diferentes necessidades, permitindo que as telas e visuais sejam customizados da forma como o usuário escolher ou se adequando à identidade da empresa. Assim, o usuário consegue interagir com o dashboard ou com o relatório, selecionando apenas a informação que é relevante naquele momento.

Para a Qlik, fabricante dos software, o Qlikview é a solução existente para “Análises Guiadas”. Ou seja, é uma solução onde os dashboards e relatórios são pré-construídos e em que o usuário não precisa construir nada. Gestores e analistas podem simplesmente acessar seus dashboards e interagir com as informações, realizando filtros, combinações e buscas por respostas.

Qlik Sense

Em seguida, para quem necessita de mais flexibilidade e autonomia foi criado o Qlik Sense. Assim, o Qlik Sense foi criado porque a maior parte das pessoas não precisa de análises muito complexas ou de um dashboard impecável, mas que precisam de velocidade e liberdade para uso dos dados. Desta forma, todos podem construir análises, customizar dashboards e gerar seus relatórios sem a dependência de um parceiro ou da área de TI. Portanto, isto é bom não apenas para as áreas e pessoas que ganham liberdade como também para a TI. Afinal, assim a área consegue eliminar os gargalos e reduzir as infinitas solicitações por relatórios e novas análises.

Assim, com uma plataforma focada em Self Service BI, a pessoa é capaz de desenhar e modificar diferentes painéis, com diferentes informações de maneira rápida, além de conseguir compartilhar suas descobertas através do storytelling, e armazenagem na nuvem. Além disto, o Qlik Sense incluir uma série de recursos mais modernos que incluem inteligência artificial e construção de análises automáticas, escrevendo perguntas como fazemos no Google.