Project Description
Via 4 Linha Amarela
Plataforma de Inteligência para a Linha 4 do Metro de São Paulo
A inQuesti desenvolveu em conjunto com a Via 4, empresa do Grupo CCR uma plataforma de inteligência para análise, previsão e gestão da demanda de passageiros e de indicadores operacionais.
O Contexto
Donos de uma operação de extrema criticidade e de um volume gigantesco de informação a equipe de inteligência da Via 4, empresa de mobilidade do Grupo CCR necessitava de uma plataforma compreender os padrões de uso e estruturar sua operação, oferecendo serviços de alto nível e uma melhor experiência para seus passageiros.
Esta plataforma precisava ser capaz de:
- apresentar origens e destinos dos passageiros.
- integrar dados de ônibus, trem e metrô, permitindo compreender as reais origens e destinos dos passageiros
- apresentar períodos de picos e comportamentos baseados em diferentes dias: Finais de semana, pico, feriados, etc
- Apresentar potencial de uso, ocupação e outros indicadores relacionados ao bem estar do passageiro
Pontos Chave
- Integração de dados: Leitura de informações vindas dos sistemas, das catracas e até dos trens do metrô.
- Capacidade de processamento. Permitir a análise e exploração dos dados para compreender padrões de uso.
- Chamadas para ação: Acompanhamento em tempo de ação para modificar estratégias produzir resultados.
- Compartilhamento: Resultados, KPIs e metas automaticamente enviadas por email para gestores e executivos.
Resultados
Sucesso e satisfação do cliente na Via 4, com as informações sendo utilizadas de forma confiável e com muito mais facilidade.
Maior antecipação em relação aos resultados, para redefinir estratégias e ações.
Um projeto de excelência, pela complexidade envolvida no ambiente e pelo impacto das decisões tomada na plataforma. A equipe do projeto foi convidada pelo Gartner para apresentação em seu evento de Data & Analytics realizado anualmente em São Paulo.Para que compartilhassem as práticas utilizadas e os fatores decisivos para o sucesso da iniciativa.
“Hoje sabemos quais linhas de metrô, trem ou ônibus os passageiros usaram antes de chegar a nossas estações e os horários mais comuns dessas baldeações. Isso nos ajuda a traçar estratégias para melhorar a experiência do usuário, como posicionar melhor nossos colaboradores ou alterar a rota de deslocamento dentro das estações para facilitar transferências entre linhas”
