Por que você precisa de um Data Warehouse ?

O data warehouse existe com um único propósito UNIFICAR. E acredite, esta palavra fará toda a diferença na sua vida e na vida de muitas pessoas em sua empresa. Ela elimina a maior parte dos conflitos gerados pela divergência de informação e acaba com o tempo jogado fora ao preparar uma informação.

Por 2 motivos importantíssimos, todas empresas precisam muito de um data warehouse:

Criar uma verdade única

Imagine uma cidade em que cada pessoa pode ajustar seu relógio de acordo com sua percepção do tempo. Seria uma insanidade, não é mesmo?

Desencontros, dificuldade em combinar coisas com outras pessoas e discussões infinitas sobre quem possui o horário mais correto.

Este cenário parece absurdo e impossível de conviver. Porém, a maior parte das empresas funciona desse jeito e nem sequer sabe. Nelas, ao invés de cada pessoa criar seu próprio horário, as pessoas têm o poder de criar seu próprio indicador com suas próprias regras.

O que estão fazendo de errado ?

Nestas empresas bases brutas e extrações de relatórios são liberados para cada pessoa possa fazer o trabalho e construir os indicadores que utilizam. Porém é aí que o problema surge. Pessoas e áreas diferentes, enxergam regras diferentes e aplica da forma como acreditam ser melhor. E é nesta hora que a confusão acontece. Reuniões com diferentes versões dos resultados, questionamentos sobre o “seu indicador” em comparação com “o meu indicador”. Isto sem contar o tempo jogado fora até ser possível entender o motivo das diferenças. O mundo de hoje, dinâmico como é não permite situações como esta.

Por que você precisa de um data warehouse para resolver este problema?

Em resposta a este problema o data warehouse centralizando as informações e criando uma verdade única. Dele, todas as pessoas podem consumir informações iguais: Todos podem utilizar os mesmos valores de vendas, faturamento, desconto, margem, e por aí vai. Garantir isto, gera um retorno e um alívio brutal para qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Simplificar o trabalho das pessoas, eliminando o desnecessário

Em nossa vida, utilizamos o tempo todo algo feito por outra pessoa. É o melhor jeito de ganhar tempo, economizar dinheiro e garantir que as coisas vão ter qualidade. Se eu quiser comer um macarrão, vou comprar uma massa pronta ou irei a um restaurante. Mas não irei fazer a massa. Se eu quiser tomar leite, comprarei uma caixa de leite, mas aqui em casa até hoje, nós nunca compramos uma vaca.

Exemplos absurdos ajudam a gente a enxergam enganos absurdos.

O que estão fazendo de errado ?

Em muitas empresas que conhecemos é fácil encontrar cenários como este:

  • Pedro, o analista de TI constrói rotinas nos bancos de dados e gera alguns relatórios que são solicitados pela alta diretoria. Nele, ele consolida os resultados de vendas para as reuniões executivas.
  • Thais, analista comercial, gera semanalmente alguns relatórios com detalhes das vendas para seu chefe que é diretor de vendas. Thais, consolida vários relatórios em um único excel ou um único dashboard para que seu chefe possa ter detalhes para conversar com sua equipe e com os demais diretores.
  • Leonardo, analista financeiro, utiliza alguns relatórios da área de vendas como base para seu relatório. Semanalmente, ele usa os dados de vendas para conseguir gerar previsões de faturamento e receita utilizados por todo departamento financeiro.

Na empresa de Pedro, Thaís e Leonardo, toda vez que eles querem leite eles são obrigados a comprar uma vaca. Ou seja, para produzir e compartilhar informação eles são obrigados a baixar bases e realizar seus tratamentos, de-para e todo tipo de ajuste necessário até chegar no ponto que precisam.

É um absurdo! Em um mundo acelerado e competitivo as empresas se darem ao luxo de rasgar o tempo de tanta gente.

Por que você precisa de um data warehouse para resolver este problema?

O data warehouse é uma resposta a absurdos como este. É um investimento para que apenas 1 pessoa ou área organize e disponibilize informações. Ele é um repositório único, para Thais, Leonardo e tantas outras pessoas da empresa possam acessar uma informação mastigada e muito mais amigável para realizar seu trabalho.

Este artigo da Forbes mostra que no trabalho de analisar informações e gerar insights até 80% do tempo é gasto preparando informações: Gerando bases, limpando e organizando a informação. A menor parte do tempo é gasto pensando.

E por se tratar de tecnologia, infelizmente, as empresas ainda não foram capazes de se organizar para eliminar desperdícios absurdos. Permitindo que diversas pessoas façam o mesmo trabalho e rasgue tempo, dinheiro e capacidade intelectual.