Integração de dados na Plataforma Qlik

Integração de dados se tornou um dos pontos mais importantes em qualquer estratégia de inteligência e Data Analytics.
Afinal, as plataformas de análise e visualização estão cada dia mais poderosas e intuitivas. Porém, se não houverem dados de qualidade e vindos de diferentes locais e sistemas não há análise, não há respostas. Não há mágica!

As plataformas de integração e engenharia de dados possuem como maiores objetivos:

  • Se conectar e capturar informações em diferentes sistemas, sites, repositórios de arquivos. Buscar a informação não importa onde ela esteja.
  • Realizar o tratamento para que os dados sejam armazenados seguindo as regras de negócio e padrões de qualidade de informação. Dados ruins, irão gerar análises e decisões ruins.
  • Lidar com grandes volumes de dados, com diferentes tecnologias e com diferentes períodos. Os dados podem ser capturados em tempo real ou apenas em momentos agendados.
  • Catalogar as informações e regras aplicadas. Para que as pessoas que consumam a informação saibam de fato o que foi feito com ai informação.

Para isto, a Plataforma Qlik de Dados possui 4 soluções:

  1. Qlik Replicate
  2. Qlik Compose
  3. Qlik Enterprise Manager
  4. Qlik Catalog

Em seguida, você poderá conhecer com mais detalhes cada uma destas soluções.

Qlik Replicate

Anteriormente conhecido como Attunity Replicate, permite que as organizações acelerem a replicação, a ingestão massiva e o streaming de dados em uma ampla variedade de bancos de dados heterogêneos, data warehouses e plataformas de big data seja on-premisse ou em nuvem. Essa plataforma tem por objetivo mover os dados com facilidade, segurança e com impacto operacional mínimo.

Para detalhes do produto: Visite o Qlik Replicate no site da Qlik

 

Qlik Compose

Conhecido anteriormente como Attunity Compose, essa plataforma possui versões distintas para data warehouse e data lake. Na versão para data warehouse oferece uma abordagem moderna para automatização da criação e operação do DW. Ele automatiza o projeto, gerando o código ETL e aplicando atualizações rapidamente, enquanto consegue reaproveitar as práticas e padrões recomendados de modelagem. Assim é possível reduzir drasticamente o tempo, o custo e o risco nos projetos com abordagem tradicional de BI, seja on-premise ou na nuvem.

Já na versão para Data Lake, o Qlik Compose automatiza os pipelines de dados para criar conjuntos de dados para análise através da automatização da ingestão de dados, criação de esquemas e atualizações contínuas.

Para detalhes do produto: Visite o Compose no site da Qlik

Qlik Enterprise Manager

Anteriormente conhecido como Attunity Enterprise Manager, este painel atua como um centro de comando para executar, configurar e monitorar tarefas de replicação e transformação de dados de forma centralizada, ou seja, através de uma interface gráfica é possível gerenciar tarefas do Qlik Replicate e do Qlik Compose dentro de ambientes complexos e heterogêneos.

Para detalhes do produto: Visite o Enterprise Manager no site da Qlik

Qlik Data Catalog

O Qlik Catalog cria um catálogo seguro, de escala organizacional de todos os dados que a empresa dispõe, não importa onde eles estejam. Por trás, as ferramentas automatizadas de preparação de dados e metadados simplificam a transformação de dados brutos em informações úteis que ficarão disponíveis e prontos para o consumo. Assim os usuários de negócios tem um “marketplace“ de dados em que podem consumir qualquer conjunto de dados que lá esteja disponível, como se estivesse “comprando” em uma virtual.

Para detalhes do produto: Visite o Enterprise Manager no site da Qlik

Saiba mais sobre o Qlik Catalog
Qlik Data Catalog

Nossas outras postagens.