5 crenças que derrubam um gestor de BI e Analytics

Nos dias de hoje todo gestor de BI & Analytics está envolvido em iniciativas estratégicas e importantes. O valor dos dados, bem como a necessidade das organizações em utilizá-los a seu favor como diferencial competitivo vem transformando as organizações.

Apesar disto, tem muito gestor com dificuldades de explorar todo este potencial, de tirar valor deste momento e produzir sucesso para ele e sua organização. E acredite, muitas vezes a dificuldade em gerar mudanças está relacionada à crenças sem fundamentos.

1) Tecnologia de ponta custa uma fortuna e derruba um gestor de BI e Analytics

Hoje temos tecnologia de ponta, escalável, alem disso, de baixo custo. Modelos de assinatura em que você paga apenas pelo que usar.

Não se limite. Faça um bom trabalho de casa, em seguida, entenda quais são os problemas que realmente precisam ser resolvidos e converse com quem entende para que possa recomendar uma solução aderente à sua realidade. O maior erro e também o mais comum tem sido escolher uma tecnologia e em seguida, querer adaptá-la à sua realidade e a seu problema.

2) Não tem como garantir que os dados estejam certos

Os dados realmente são gerados com muitos problemas. Mas a área de BI deve ser um provedor interno de informação. Por isso, você deve garantir dados confiáveis. Passe a usar métodos e ferramentas de qualidades de dados. E assim, acabe com estes problemas.

3) As áreas de negócio não sabem o que querem

Escutamos isto já fazem 10 anos. E aposto com você que isto vai continuar assim nos próximos 10 anos. Não é uma questão de não saber. O negócio está em constante transformação, gerando novas perguntas e análises. Esqueça os projetos e escopos imutáveis. No novo mundo a regra é a flexibilidade, o modelo ágil e a evolução constante.

4) Meu time aprende tudo sozinho: isso pode derrubar um gestor de BI e Analytics

Tem muito gestor montando um time de “patos”. Nadam, andam e ainda voam. Contudo, não fazem nada bem. Sem foco, sem formação ou sem o auxilio de profissionais especializados dificilmente você terá a qualidade necessária em suas entregas.

5) No suporte a gente  sempre dá um jeito

Tem time que faz uma entrega e que em seguida, fica apenas torcendo para que não tenham problemas. Acham chato ou tentam evitar o tempo com suporte. Esqueça! As pessoas precisam da segurança de que as informações estarão ali e atualizadas. Mas também corretas todos os dias. Além disso, você precisa de gente que faça isto acontecer!